Demorou: a partir de 1º de dezembro, blogueiros dos EUA terão de informar se estão ou não recebendo algum dinheiro, ou presentinhos, para comentar positivamente sobre determinado produto. É uma decisão da comissão americana de comércio (FTC, em inglês), que já estava sendo discutida há algum tempo. Quem não seguir a regra poderá ser multado em US$ 11 mil. Assim dói.
Tem gente que discorda. Seria uma agressão ao direito supostamente sagrado à liberdade de expressão. Mas o objetivo da decisão da FTC é que os blogueiros deixem claro que sua opinião, de alguma maneira, pode estar sendo influenciada por determinado patrocÃnio. São muitas e sutis, afinal, as consequências de um patrocÃnio. E, quando se trata disso, estamos falando de relações comerciais – e não apenas de uma desinteressada troca de ideias, como as que são comuns nos blogs.
Além do mais, como sempre, há motivos econômicos para deixar o jogo à s claras. Estima-se que cerca de 80% das compras feitas nos EUA, em 2008, tenham sido influenciadas pela internet – o que inclui não só pesquisas de preços, mas também resenhas, análises e comentários afins, positivos ou não.
Não custa lembrar, como indicam algumas pesquisas, que os internautas tendem, cada vez mais, a acreditar piamente no que dizem seus blogueiros prediletos, deixando de lado a opinião da mÃdia tradicionalmente considerada especializada – seja lá no que for. Isso significa que a palavra dos blogs tem peso, sim.
Não é por acaso que tem tanta gente chiando. A nova regulamentação da FTC pode degringolar, provocando rÃgido controle por parte de autoridades sobre a ação dos blogueiros. Como se sabe, no mundo civilizado, tudo pode virar alvo de taxação.
Não é de hoje que se discute sobre a importância de transparência nas opiniões que circulam pela rede. No inÃcio desta década, por exemplo, a Amazon.com foi repreendida porque muitas resenhas que publicava não eram feitas por leitores desinteressados, como aparentava, mas por funcionários contratados para escrever sobre alguns dos tÃtulos à venda. Era uma maneira de manipular a opinião dos clientes – ou não?
Divergência semelhante ocorreu aqui no Brasil, em meados do ano passado. Na época, a Coca-Cola tinha presenteado nove blogueiros, considerados formadores de opinião, com uma minigeladeira. Era a campanha de lançamento de um isotônico.
Para os crÃticos dos blogueiros, a Coca-Cola estaria comprando a opinião deles. Não era nada disso, claro. Seria um erro infantil. No fim das contas, a queixa contra a minigeladeira causou tanto estardalhaço na imprensa especializada, que a campanha de lançamento do isotônico ganhou mais destaque do que deveria.
Fonte: O Globo
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Acho correto a identificação do post pago. Aqui no Brasil é comum essa prática. Quando não há nada falando que o post é patrocinado, blogs acabam influenciando as pessoas na hora da compra, por exemplo, de um produto ou serviço que muitas vezes nem seria tudo aquilo que foi dito mesmo.
Maysa
Eu nao concordo tambem, como o blog teu Maysa, tem bastante coisas, bastante conteudo, e ctz voce tem que te algo em troca pelo tempo que voce perde digitando um monte de informações,
Nao concordo.
Acho uma falta de respeito com as pessoas!
Eu nao concordo tambem, como o blog teu Maysa, tem bastante coisas, bastante conteudo, e ctz voce tem que te algo em troca pelo tempo que voce perde digitando um monte de informações,
Nao concordo
“ja tava demorando.. internet e muito mais que troca de informacoes hoje em dia.. mas muita gente ainda nao sabe do business por tras disso. sempre bom ter informacoes transparentes.”
Não concordo com isso, le quem quer os posts
Concordo. Quando procuramos algum produto na internet vemos diversos blogs indicando.. mas não sabemos se estão sendo pagos por isso.
É semelhante ao que ocorre com as celebridades no mundo todo: assinam um produto com o seu nome e esse produto vende. Nem sempre é útil ou cumpre o que promete.