Nos últimos anos tenho notado que muitos produtos tiveram uma redução em sua quantidade. Essa diminuição, às vezes, é de 10%, outras de 25%!!! Entretanto, o preço se mantem (quando não aumenta, cof cof).
Certa vez questionei com meu pai essa prática, pois já estava bem comum. Ele alegou que é preciso oferecer em menores quantidades, para os que possuem um menor poder aquisitivo, comprarem determinados produtos. Tudo bem… entendo. Mas que criassem o produto com menos quantidade pra estes, e, lógico, mais barato também, mas mantendo os tradicionais, de quinhentos anos. O problema é que o preço fica o mesmo, mas com bem menos quantidade.
Vejamos alguns exemplos que me recordo:
– Pão de forma (foto) – de 400g para 300g. Quer dizer, “SE” fosse um produto para ser usado em 1 mês (4 semanas), acabaria ao final da 3ª semana.
– Papel Higiênico – de 40 mts para 30. Isto é, se você se limpava com um pacote por 8 dias, agora só se limpa por 6 dias.
– Adoçante – de 10g para 8g. Menos adoçante, então sirva menos café. Emagrece mesmo!
– Barra de Chocolate – várias que eram 200 gramas, agora são 170. O preço? o mesmo, claro. As pequenininhas também estão menores… daqui uns dias vem só a embalagem.
– Coca-Cola – de 600 ml para 500ml. Se antes 3 pessoas tomavam uma garrafinha, agora só 2 e meio.
– Absorvente – este é o mais sacana de todos. O pacote com 10, foi para 8. Unânime em todas as marcas, como o papel higiênico. Para nós, mulheres, nos resta usar 1 pacote e mais um pouco, por mês 🙁
– Cerveja Sol – garrafinha com 250 ml. Já devia vir num copo, igual água mineral 😐
Tem mais dezenas de produtos que diminuiram suas quantidades, que não me recordo no momento. Se você conhece algum, poste um comentário. E se conhece algum Ãtem que, ao baixar a quantidade baixou também de preço, me conte esta preciosidade.
Maysa