Recebi o texto abaixo de um conhecido, por e-mail.
CLIENTE: “Não consigo fazer conexão com a Internet.”
SUPORTE: “Tem certeza que utilizou a senha certa ?”
CLIENTE: “Sim, tenho certeza. Vi um colega fazendo.”
SUPORTE: “Pode me dizer qual foi a senha ?”
CLIENTE: “Cinco estrelinhas.”
CLIENTE: “Não consigo imprimir. Cada vez que tento, o computador diz: “Não é possÃvel encontrar a impressora”. Já levantei a impressora e coloquei-a em frente ao monitor, mas o computador continua dizendo que não consegue encontrá-la.”
SUPORTE: “Serviço ao cliente da HP. Sérgio falando. Em que posso ser útil?”
CLIENTE: “Tenho uma impressora HP que precisa ser reparada.”
SUPORTE: “Que modelo é ?”
CLIENTE: “É uma Hewlett-Packard.”
SUPORTE: “Isto eu já sei. É colorida ou preto e branco?”
CLIENTE: “É bege.”
SUPORTE: “Bom dia. Posso ajudar em alguma coisa ?”
CLIENTE: “Eeh… Olá. Não consigo imprimir.”
SUPORTE: “Pode clicar no ‘Iniciar’ e… ?”
CLIENTE: “Calma aÃ! Não responda assim muito tecnicamente. Não sou o Bill Gates!”
CLIENTE: De repente aparece uma mensagem na minha tela, que diz Clique ‘Reiniciar’… O que eu devo fazer ?”
SUPORTE: O senhor aperte o botão solicitado, desligue e ligue novamente.
Sem pestanejar, o cliente desliga o telefone na cara do atendente e liga para o suporte novamente.
CLIENTE: E agora o que eu faço ?
CLIENTE: “Tenho um grande problema. Um amigo meu colocou um protetor de tela no meu computador, mas a cada vez que mexo o mouse, ele desaparece!”
SUPORTE: “Em que posso ajudar ?”
CLIENTE: “Estou escrevendo o meu primeiro e-mail.”
SUPORTE: “OK, qual é o problema ?”
CLIENTE: “Já fiz a letra “a”. Como é que se faz o cÃrculozinho em volta dela ?”
CLIENTE: “A Internet também abre aos domingos ?”
Depois de um tempo falando com o atendente do suporte.
SUPORTE: “o que tem do lado direito da tela ?”
CLIENTE: “uma samambaia !”
SUPORTE: silêncio…
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Tem cada história que parece mentira. Mas eu já passei por um situação dessas…
CLIENTE: “Não consigo checar meu e-mail… dá erro de que não foi possÃvel localizar o servidor.”
Checo todas as configurações do Outlook com o cliente por telefone e, sem conseguir achar problema, por fim, pergunto:
MAYSA: “Mas o Sr. está conectado à Internet?”
CLIENTE: “Não…”
Um minuto de silêncio…
MAYSA EDUCADAMENTE: “O Sr precisa estar conectado para baixar suas mensagens…”
CLIENTE: “Ah tá vou fazer isso.”
O cliente conectou… e, finalmente, baixou seus e-mails 🙂
Outra história é do meu amigo Xande… ele trabalhava num provedor no Interior de Minas. Era meados de 1999 e o BOL lançou uma campanha que tinha o slogan “Todo Brasileiro tem direito a um e-mail grátis“. Uma pessoa ligou e disse que queria um e-mail grátis, pq ele havia visto na tv que “Todo Brasileiro tinha direito…”. Ele tentava, educamente, convencer o moço de que lá naquela empresa não haviam e-mails grátis, e sim, planos pagos, como todos os provedores do Brasil naquela época. Que sufoco…
Maysa